Workshop Gestão Estratégica por Resultados com OKR

Contexto do OKR

  • OKR (Objectives and Key Results) é um framework para Gestão com foco em Resultados utilizado no Silicon Valley e muitas startups no Brasil. OKR foi criado originalmente pela Intel e tornou-se adotado pelo Google em 1999, quando tinha menos de um ano de operação.
  • A lógica do OKR em si é muito simples, mas não é simplória. Define-se um ou alguns objetivos (sugerimos entre 3 e 5) para a empresa, os principais executivos, os departamentos, os times e as pessoas. Para cada objetivo( que é qualitativo),  definem-se alguns resultados-chave (que é quantitativo) que devem ser atingidos durante o trimestre. A mágica da ferramenta se dá na definição do objetivo, de seus resultados-chave, na integração com outros membros, na transparência total, na forma de avaliação e, principalmente, no prazo de apenas três meses em cada ciclo para atingir os resultados. Ou como tudo que fazemos na FrameWork, na verdade a verdade mágica é trabalhar o envolvimento das pessoas na construção disso!

Construindo um OKR

  • Eu vou (Objetivo) medido por (esse conjunto de Key Results). Assim, um OKR tem dois componentes, o Objetivo (O que queremos atingir) e um conjunto de Key Results (Como sabemos se estamos chegando lá):
  • Objetivo – O que queremos atingir de forma Aspiracional, Motivador e Desafiador
  • Key Results (2 a 5 por Objetivo) -Como sabemos se estamos chegando no nosso Objetivo? Quantitativos (valores?) Critérios de sucesso para demonstrar o progresso.

Author: Eduardo Freire